Olá, queridos leitores deste diário... Espero que estejam bem!
Ontem, no dia 18/05/2026, retomamos o PBL 9 — Design de atividades didáticas mediadas por tecnologias. O professor Fernando sempre inicia com uma dinâmica diferente, que nos faz refletir sobre os nossos percursos, e ontem ele utilizou um quebra-cabeça. Em círculo, ele nos entregou peças diferentes e cada um foi tentando encaixar as suas; no fim, foi necessário um grupo para montar o quebra-cabeça de fato.
Foi uma dinâmica muito interessante, que também me fez refletir se o nosso framework estava didático, se algum professor conseguiria compreender o que tínhamos pensado. Além disso, fez eu e meu grupo percebermos que talvez, muitas vezes, precisamos nos desligar um pouco de tanto aprofundamento teórico para pensar em algo simples, didático e que faça sentido para o professor que irá ler. Foi realmente aquele ditado: “o menos é mais” rsrs.
Além disso, iniciamos o PBL 10 — Ludicidade, Tecnologia e Ensino, construído por mim e pelo meu amigo Diogo. Gostaria de partilhar aqui neste diário como uma atividade nos faz construir não só aprendizados, mas amizades que queremos levar para a nossa trajetória. Construir esse PBL com o Diogo foi perceber que nos identificamos muito, não só nos estudos, mas também nas personalidades. Engraçado como a Ludicidade, a Tecnologia e o Ensino unem pessoas, o que dialoga tanto com a minha pesquisa quanto com a dele. E que bom que o escolhi para ser minha dupla!
Dividimos os grupos por meio de QR Codes e chocolates rsrs. Ao observar as discussões dos grupos, percebi como levantaram muitas hipóteses sobre o problema, como: “Como podemos incorporar a ludicidade no ensino sem perder o rigor acadêmico? É possível? Que estratégias podem ser utilizadas?”.
Desse modo, propomos a criação de um jogo que ajude os colegas a compreenderem os conceitos de Ludicidade, Tecnologia e Ensino no contexto do ensino superior.
Para mim, a experiência de construir o PBL na prática e observar a interação entre os grupos foi muito importante. Essa experiência de conduzir o PBL e observar as discussões foi muito interesante para compreender o que meus colegas pensaram e levantaram antes dos aprofundamentos.
E enfim, como diz o professor Fernando: “meus amores e minhas amoras”, vamos seguindo...

Nenhum comentário:
Postar um comentário