segunda-feira, 4 de maio de 2026

O que aprendi com o PBL 7?

 Através do PBL 7 aprendi sobre alguns conceitos que são muito falados no nosso cotidiano, mas que muitas vezes não são praticados de forma efetiva. Esses conceitos são interação e interatividade. A interação, com base nas leituras, diz respeito à relação entre os sujeitos, como por exemplo estudante-professor e estudante-estudante, sendo uma troca que contribui para a aprendizagem. Já a interatividade diz respeito à relação entre o sujeito e a máquina, com a possibilidade de um sistema responder às ações do sujeito, gerando feedback. A interface, por sua vez, seria o meio de contato que permite que a interação e a interatividade aconteçam. Desse modo, a construção da interface me fez perceber que não é só construir por construir, mas que há toda uma estrutura pensada para que esses movimentos realmente aconteçam.

No entanto, um questionamento também surgiu para mim durante a construção que é "Mesmo que eu esteja propondo uma atividade que tenha por objetivo ser colaborativa, como garantir a interação dentro da minha interface?" Mesmo que eu produza uma interface com interatividade como fazer que meus estudantes interajam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Primeiro Dia ao Último Encontro: Minha Trajetória na Disciplina

Olá, queridos leitores do blog! Espero que vocês estejam bem. Hoje vou escrever um pouco sobre a minha trajetória na disciplina de Tecnologi...