Olá, queridos leitores do meu diário, espero que estejam bem!
Ontem foi dia de aula e estágio-docência no Centro de Educação. As segundas são sempre corridas para mim, porque começam bem cedinho, mas só tenho a agradecer por estar nesse lugar e por escolher continuar me dedicando à pesquisa, que não é um caminho fácil, mas que gerará contribuições.
No início da aula, fui conversar um pouco com o professor Fernando, que me deu um norte para a escrita do meu artigo, como tinha externado aqui no blog que estava com algumas dificuldades. Isso foi essencial para mim.
Escrevemos mensagens nos post-its para nós mesmos e trocamos com os colegas, e eu recebi a mensagem: "Se permitir afetar e ser afetado". Isso me tocou muito e tem muito a ver com o período em que me encontro. O mestrado, inicialmente, nos traz tantos sentimentos, e ler isso me faz perceber que precisamos levar nossas experiências, estudos e vivências, mas também permitir que nossas relações com os outros adentrem em nós.
Também voltamos a discutir sobre o último PBL, sobre dispositivos digitais no ensino-aprendizagem, que, de uma maneira mais ampla, me fez compreender de forma mais aprofundada a aprendizagem móvel, seus conceitos e suas potencialidades, o que gerou uma discussão muito importante entre meu grupo.
O professor nos instigou a pesquisar o conceito de Nomadismo Digital compreendido como a possibilidade de trabalhar remotamente com autonomia, independentemente de limitações geográficas e temporais, por meio de dispositivos conectados à internet.
Iniciamos o PBL 7 - Interfaces Digitais e Interatividade em que vamos produzir um protótipo de interface digital na prática acredito que isso será desafiador e interessante. Andei procurando em alguns artigos o conceito de interatividade e relacioando ao PBL conforme Acosta e Dornelles (2015) a interatividade está diretamente relacionada aos estímulos oferecidos à participação do usuário. Quando o responsável por um site planeja de que forma o leitor irá interagir e organiza o ambiente digital com esse objetivo, ele já está promovendo a interatividade. Dessa forma, ela começa a ser construída antes mesmo de a interação acontecer de fato.
Em breve realizarei a postagem do protótipo da minha interface.
Até a próxima postagem!


Nenhum comentário:
Postar um comentário